terça-feira, 11 de outubro de 2016

João Gomes Diniz Carvalho: Pe. João



História de: João Gomes Diniz Carvalho
Autor: Antônio Diniz Carvalho
Publicado em: 11/10/2016



Nasceu na fazenda Lagamar/Floresta/PE, filho de Cirilo Gomes de Sá Carvalho e Maria Diniz Carvalho, foi batizado em 16 de março de 1920 na capela de Santa Maria/Mirandiba/PE.Aos 20 anos de idade veio para Salvador a pedido de Dom Augusto Álvaro da Silva, onde estudou treze anos. Ordenado pelo já Cardeal  D.Augusto Álvaro da Silva em 1953 celebrou a sua primeira missa na capela de Santa Maria e a segunda em Floresta/PE em 1954, ficou como secretário particular do Cardeal e Vigário da Vitória, e em 1956 foi transferido para a paróquia de Ruy Barbosa/BA, em 1958 criou o colégio Anísio Teixeira, em 14 de julho de 1958 foi encarregado por D.Augusto de criar a Diocese de Ruy Barbosa, preparando a vinda do terceiro Bispo. Foi Pároco de 1956 a 1968 na paróquia de Santo Antônio - Ruy Barbosa, Pároco de Utinga por dois meses e de Itaberaba por oito meses, retornando a Ruy Barbosa até o seu falecimento.
  Recebeu em 1978 o título de Monsenhor Prelado Onório concedido pelo Papa João Paulo I. Por fim, seu coração estremeceu, colocou quatro pontos de safena e continuou seu ministério até os seus 52 anos de Padre.
   Considerava-se feliz com sua vida de  ancião, sobre tudo com prazer de viver na roça como nos seus primeiros dias de vida, alegrando-se, com a natureza até a chegada do Pai.

Um comentário:

  1. Agradeço a postagem sobre meu tio, no entanto meu nome é ANTONIO GOMES DE CARVALHO, Antonio Diniz era irmão do Padre.

    ResponderExcluir