quinta-feira, 18 de agosto de 2016




Valdenor Brandão Leal



História de:  Valdenor Brandão Leal
Autora: 
Maria Amélia Góes Lefundes
Publicado em: 18/08/2016


Ano de Nascimento ...1952
No dia 20 de janeiro, na Rua Juviniano de Castro, na cidade de Ruy Barbosa, nasceu VALDENOR BRANDÃO LEAL, o segundo filho de Olivio Martins Leal e Olga Brandão Leal.

Origens
Pai - Olivio Martins Leal - Nascido numa fazenda no município de Santa Terezinha - Ba, hoje pertencente ao município de Milagres -Ba, tinha como profissão, Chofer de Caminhão e posteriormente proprietário do Posto Esso Alvorada.
Mãe - Olga Brandão Leal - Nascida na cidade de Ruy Barbosa - Ba, casou-se aos 15 anos de idade e sempre dedicou-se aos cuidados com a família e o lar.
Irmãos - Gilberto Leal, Solange Leal, Selma Leal e Eduardo Leal.

Infância e Adolescência
O pequeno "Nôca" (apelidado) aos oito meses de idade.
Foi batizado na Igreja Católica pelo Monsenhor Sizínio Galvão, tendo como padrinhos a Professora Celeste de Castro Sampaio e o Sr. Justiniano Marques de Araújo.
Aos domingos sempre ia à missa, ao cinema e à praça com os irmãos.
Na adolescência, foi locutor num programa dominical de "A Florencilva", situado no Bairro do Folga.

Vida Escolar
Primeiras Professoras (municipais) - Eremita e Amanda
Primeira Escola Estadual - Carneiro Ribeiro situada na Praça Dr. Claudionor Batista de Oliveira, Centro, Ruy Barbosa - Ba.
Outros seguimentos escolares:
Prestou exame de Admissão no Ginásio Anísio Teixeira, em 1964, concluindo em, 1968.

Formatura
Em 1971 concluiu o Curso Técnico em Contabilidade, no Colégio Estadual Magalhães Neto - CEMAN.

Trabalho
Começou a trabalhar aos 12 anos, ajudando no Posto de Gasolina do Pai, desempenhando ali todas as atividades na área (lavador de pintura de carros, borracheiro, bombeiro, trocador de óleo de carro, lubrificador de carro e depois na Auto Peças Alvorada, também de seu Pai).
Em 1972 criou sua própria empresa para transporte de combustível para as Usinas de Energia da Companhia de Energia Rural do Nordeste - CERNE, empresa que antecedeu a Coelba, em outros municípios.
Aprovado no concurso do Banco do Estado da Bahia - BANEB em 1971, recusou-se a tomar posse, pois seria para outro município. Em 1972 foi aprovado no concurso do Banco do Brasil, ingressando em 23.01.1973, como Posto Efetivo, na Agencia de Ruy Barbosa - Ba. Ali exerceu as funções de Caixa, Auxiliar de Supervisão, Supervisor, Gerente de Expediente, subgerente e Gerente interinamente. Trabalhou nas agencias de Ruy Barbosa - Ba e Itaberaba - Ba (com o fechamento da agencia de Ruy Barbosa), saindo do Banco em 26.02.1998 aposentado por tempo de serviço aos 46 anos de idade.

O que sempre gostou de fazer
Ler jornais, revistas e bons livros, assistir Jornal e bons programas na Tv, ouvir boas músicas e programas de rádio.
Estar sempre com o povo.

Casamento
Casou-se com Maria Amélia Góes Lefundes no dia 16.02.1979, numa noite de muita chuva, em que chegou até a faltar energia.
Foram Padrinhos: o Sr. José Antonio e Sra. Vera Rebouças, Sr. Joel e Sra. Maria Burgos.

Maior Patrimônio: Filhos
Germano, Flaviana, Gustavo e Luciana Lefundes Leal.
                                              
Carreira Política
Nas Eleições Municipais do ano de 2000 concorreu ao cargo de Prefeito, sendo vencedor com 3.131 votos à frente do seu adversário, tornando-se assim o primeiro Prefeito ruibarbosense, para governar no período de 2001-2004. Tomou posse no dia 01 de janeiro de 2001 em Praça Pública e logo em seguida, em ação de graças, foi celebrada uma missa campal. Neste período o município experimentou grandes avanços nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e de Assistência Social, com implantação de diversos programas e projetos ainda inexistentes no município.
Em 2004, foi candidato à reeleição perdendo por 48 votos. Em 2008 lhe foi negado o direito de concorrer nas eleições ao tirarem o partido a que estava filiado, às vésperas da convenção partidária, num momento que liderava nas pesquisas, mas contrariava o interesse da liderança.






Nenhum comentário:

Postar um comentário