quinta-feira, 4 de agosto de 2016


Uma Vida Dedicada a Arte


História de:  Jacob da Araújo Lima
Autor:  Jarbas Lima
Publicado em:  04/08/2016
  

Nascido na cidade de Monte Alegre, hoje Mairí, em 28 de novembro de 1913. Residiu na cidade de Ruy Barbosa por mais de 60 anos. Sua primeira profissão em Ruy Barbosa foi sapateiro, não deixando de lado o bom gosto pelas artes plásticas que é a meta principal e tradicional da família Lima. Grandes trabalhos artesanais em couro, o citado artesão fabricava de tudo um pouco, como chapéus, cintos, sandálias e também as famosas botinhas decoradas em alto-relevo para ambos os sexos. Muitas pessoas desejavam usar um sapato fabricado ou concertado por Jacob Lima que tinha sua marca registrada em estabilidade e criatividade artística – um artista de mão cheia...

Arte Diferente:
    Não podemos esquecer-nos das grandes micaretas dos anos 40 e 50, onde o grande carnavalesco Jacob Lima criou figuras e máscaras carnavalescas, como máscaras do personagem O Amigo-da-Onça da revista O Cruzeiro. Uma grande metamorfose, onde um jumento foi transformado em um boi holandês. Essa caracterização era perfeita: com chifres, orelhas, cascos, o pelo do animal manchado de preto e branco, completando assim os cascos do animal que era no caso, de um boi, uma verdadeira clonagem artística.

Um Presépio Inesquecível:
    Por volta dos anos de 1950, iniciou uma das mais belas tradições natalinas, que era o seu famoso presépio, que ainda é conhecido por toda a comunidade de Ruy Barbosa, mas “Desconhecida Essa Obra de Arte Como Patrimônio Cultural de Nossa Cidade”. Esse maravilhoso presépio era visitado por mais de mil e quinhentos visitantes na época do natal. Esse maravilhoso trabalho merecia ficar armado o ano inteiro para visitação pública, e até mesmo como atração turística em Ruy Barbosa. Pela idade, e pela falta de estímulo com mais de 90 anos, o Senhor Jacob não confeccionava mais esse presépio, deixando esse legado para seus filhos: Jarbas Lima e Jackson Lima. A cidade de Ruy Barbosa tem muitas histórias mais infelizmente não tem memória. A criatividade artística de Jacob Lima foi uma delas.

Assistência Social:
   Na área de saúde, trabalhando por mais de 25 anos como Agente de Saúde no antigo posto de Puericultura na Rua Corinto Silva ao lado do Fórum de Ruy Barbosa, trabalhando no Centro de Saúde, hoje Dr. Claudionor Oliveira, onde chegou a se aposentar.
    Na época do Colégio Anísio Teixeira (Colégio do Padre) e CEMAN, todos os jovens estudantes, após o resultado da admissão, uma espécie de teste-exemplo de um pequeno vestibular para ingressar no colégio, tinham que passar por um atestado de saúde ao ser vacinado, à assinatura final era da nossa inesquecível Dr.Odette Ramos. Era necessário que todos os estudantes tomassem a vacina contra a varíola, vacina esta que era realizada a picadas ou furadinhas com  ponta de alfinetes esterilizados  e executados pelo Senhor Jacob Lima.
    Nesse documentário voltamos ao passado e observamos quantas pessoas fizeram histórias nessa terra amado do Orobó, que ajudaram de certa forma, para o desenvolvimento de nossa cidade.
    O Senhor Jacob Lima veio a falecer no dia 18 de junho de 2011, no hospital da Bahia, vítima de Choque Sepático, insuficiência do trato respiratório e fratura do fêmur direito.
“Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém”.


        
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário