quinta-feira, 16 de junho de 2016


Primeiro Bispo da Diocese de Ruy Barbosa

 
História de:  Dom Epaminondas José de Araújo
Autor:  Acervo da Biblioteca Municipal Prof.
ª Cora Bastos Guedes
Publicado em: 16/06/2016


  Nasceu em 19 de março de 1922 na cidade de Caiçara (Paraíba). Foi nomeado o primeiro Bispo de Ruy Barbosa, no dia 14 de dezembro de 1959 do clero de João Pessoa.
     Foi Sagrado Bispo em João Pessoa, Dom Epaminondas José de Araújo em 27 de março de 1960 representando a nova Diocese, e a Paróquia o Pe. João Gomes Diniz Carvalho.
   Em 25 de abril de 1960, a cidade engalanou-se para receber o grande Prelado que festivamente tomou posse de sua Diocese, com a presença de Mons. Eugênio Veiga, delegado do Emº Sr. Cardeal Dom Augusto Álvaro da Silva, de vários representantes dos governadores: do Estado da Bahia e da Paraíba, e de Srs. Prefeitos das cidades da Diocese, das comunidades, da Abadia de São Bento, e do convento dos Capuchinho de Salvador, de representantes do clero secular da nova diocese dos vigários religiosos da Abadia de Jequitibá.
    Foi adquirido durante o governo do primeiro Bispo um antigo solar chamado “Coração de Jesus” com um pequeno terreno no bairro do folga, que mais tarde com novas construções e uma igreja, servia de convento para as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, suas atividades: catequese, evangelização, ensino (Escola Primária Particular).
    Em quinze de julho de 1962, Dom Epaminondas, fez a primeira ordenação sacerdotal em sua catedral. Foi ordenado o Frei Lucas O.F.M.
    Dom Epaminondas viajou para Roma a fim de fazer parte do concílio Vaticano II em sete de outubro de 1962. Foi nomeado o vigário geral o Pe. João Gomes Diniz Carvalho, que substituiu o Senhor Bispo.
   No ano de 1964 o Bispo ordenou o primeiro Pe. Diocesano, Pe. João Farias, que aqui permaneceu  por algum tempo trabalhando principalmente com os jovens. Foi chamado por Deus em seis de janeiro de 1984.
    Sua excelência Dom Epaminondas José de Araújo, deixou esta diocese por nomeação para a cidade de Anápolis – Goiás, em vinte e nove de novembro de 1966 ocasionando a eleição do vigário capitular, recaiu na pessoa do Pe. João Diniz Carvalho que sozinho dirigiu a diocese, a paróquia, a Santa Casa de Misericórdia e o Ginásio Anísio Teixeira.

  Dom Epaminondas José Araújo faleceu em nove de junho de 2010 em João Pessoa, aos 88 anos.

2 comentários:

  1. Muita saudade, era menino ele colocava filme do Gordo e o Magro...Ajudei muitas missas dele.
    Antonio Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de participar de viver muitas alegrias na minha infância com este bispo tudo 8 aprendi sobre amar a deus foi ele que me ensinou fiz parte da cruzada nossa época maravilhosamente

    ResponderExcluir