terça-feira, 31 de maio de 2016

Mãe Jovina
Por: Abdias Gomes da Silva
  


História de: Jovina Nogueira
Autora: 
Abdias Gomes da Silva
Publicado em: 31/05/2016

Jovina Nogueira – Mãe Jovina veio para Ruy Barbosa em 1937, estava em Salvador com meu velho pai em tratamento médico, hospedado na Sertaneja na Rua Saldanha da Gama, nº 39. Quando um dia ás 7:00 hs da manhã, entra um carregador com uns baús trazendo Jovina que havia chegado no vapor de Canavieiras, precedente de Aracuaí, cidade mineira sua terra natal.
   Veio a Salvador a procura de um emprego em um hospital com objetivos de trabalhar como enfermeira, pois era a sua vocação (cuidar de doentes). Dizia ela: Deixei a minha pátria, pois meus pais odiavam a profissão que eu queria seguir e isso foi o que me trouxe a Salvador.
   A partir do dia seguinte, ela começou a andar a procura de um emprego, mas era sempre enganada “venha amanhã” Jovina perdeu a esperança de trabalhar como enfermeira e não teve mais condição de andar. A dona da pensão a expulsou de lá afirmando que não tinha condições de mantê-la. Jovina começou a chorar e aquela cena me comoveu, levantei-me e disse: - Assumo a responsabilidade de toda despesa desta pobre criatura. Ela não venderá nada dos seus pertences até que eu vá a Ruy Barbosa.
   Peguei o vapor para Cachoeira. Na manhã, pegamos o trem em São Félix até a estação em Itaíba. Pegamos a Marinete para Ruy Barbosa, cujo carro era de propriedade do Sr. Alfredo Hayne, era o único tipo de transporte que existia naquela época.
   Em 28 de janeiro de 1938, cheguei em Ruy Barbosa trazendo-a comigo. Entreguei-a as meus compadres João Batista e Saló, um casal que se dedicava a fazer milagres com especialidade ás pessoas humildes que necessitavam de amparo.
   No dia seguinte a mesma foi à procura de uma casinha para alugar. Dei para ela, na época, trinta mil réis. Com isto ela continuou na sua vocação, mas sempre perseguida por alguns médicos daquela época. Havia os seguintes médicos: Dr. Aminthas Brito, Dr. Álvaro, Dr. Paiva e Dr. Mendonça, os dois últimos eram quem mais a perseguia. Porém ela, mesmo com a perseguição, atendendo não só na cidade como também em todo município. Não olhava a distância, atendia a todos que a procurava.  A pé ou a cavalo, com sol ou com chuva, ela não media o sacrifício para atender os mais necessitados.
  O primeiro parto que ela fez nesta cidade foi o da minha esposa, quando nasceu a minha fila Almerinda, em 26 de maio de 1938. Senti-me tão feliz que dei minha filha para ela batizar. Hoje minha filha é formada e mora em Vitória da Conquista onde exerce a profissão de professora.
   Meus caros amigos e conterrâneos gostaria eu que fosse um escritor para escrever com mais detalhes a vida da inesquecível comadre Jovina que hoje se encontra na mansão divina junto aos anjos e aos pés de Deus.
Mãe Jovina nasceu em 22/11/1904
Faleceu em 04/08/1983

Abdias Gomes da Silva
Fazenda Limeira, 20 de agosto de 1983

Ibiquera - Bahia

4 comentários:

  1. Humilde, generosa, prestativa, corajosa, destemida, sábia e incansável são alguns de muitos predicados de Mãe Jovina. Mulher determinada na ação em prol dos menos favorecidos.

    ResponderExcluir
  2. Olá li aqui a historia de Mãe Jovina excelenta más sei que tem muito mais informação sobe essa maravilhosa pessoa que foi Jovina. Eu junto com algums amigos vamos juntar maiores informaçãoes para realizar um sonho que tenho algum tempo de fazer um filme contando a historia de Mãe Jovina conciderada por muitos mãe dos pobres de Ruy Barbosa, quero aqui agradecer ao senhor Abdias Gomes e dona Maria Nilza por criar esse blog contando um pouco da historia dessas personalidades de Ruy Barbosa fica aqui meus sinceros agradecimentos. Tito da Silva Santos Conselheiro Estadual de Cultura da Bahia representando o Território Piemonte do Paraguaçu.

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente foi ela que fez meu parto em 19 de março de 1961, gostaria muito de ter certeza,foi na Cidade de Ibotirama

    ResponderExcluir
  4. É uma História muito linda, apesar das dificuldades que ela passou, mas como todos nós sabemos os anjos sempre sofrem aqui na terra

    ResponderExcluir